sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Projeto do Produto e Seleção de Processos

Projeto do Produto e Seleção de Processos (Bens e Serviços)


Fases do desenvolvimento de um produto

De acordo com Corrêa (2013), há 6 fases de produto:
  1. Desenvolvimento do conceito;
  2. Planejamento do produto;
  3. Produto;
  4. Processo;
  5. Produção piloto;
  6. Crescimento de produção.

Voz do cliente e QFD (Desdobramento da Qualidade)

Desdobramento da Qualidade, ou QFD - Quality Function Deployment, é uma abordagem para que a voz do cliente seja refletida no projeto de produto.
Possui 4 etapas:
  1. Definir os requisitos do cliente através de pesquisa de mercado;
  2. Relacionar os requisitos com as características técnicas;
  3. Ranquear as características técnicas com base nos pesos dos requisitos;
  4. Definir valores-meta para as especificações técnicas.

Projeto para manufatura

A lógica de "projeto para manufatura" deve seguir dois princípios básicos:
  • Simplificação;
  • Padronização.

Análise e engenharia de valor

São usadas para avaliar o valor dos diversos componentes de um produto aos olhos do cliente final.
  • Análise de valor: produto existente;
  • Engenharia de valor: produto ainda em fase de projeto.

Ciclo de vida do produto

São quatro fases:
  1. Introdução no mercado;
  2. Crescimento de volume;
  3. Maturidade;
  4. Declínio.

Tipos de processo produtivo

Aspectos que diferenciam os processos produtivos:
  • Volume de fluxo processado (baixo/alto);
  • Variedade de fluxos processados (alta/baixa);
  • Recurso dominante (pessoas/tecnologia);
  • Incremento de capacidade (graduais/em grande degraus)

Matriz produto-processo em operações fabris

Figura

Processo por tarefa (Job Shop)

Produção: pequenos lotes;
Variedade: grande variedade de produtos;
Roteiros de fabricação: sequência variada de etapas do processo produtivo;
Arranjo físico: funcional ou por processo;
Conexão entre centros produtivos: não há conexão;
Grupo de trabalho: polivalente.

Processo em lotes (Batch)

Produção: lotes médios;
Variedade: variedade média de produtos;
Arranjo físico: funcional ou por processo;
Grupo de trabalho: especialização.

Processo em linha

Produção: larga escala;
Variedade: pouca variedade de produtos;
Roteiros de fabricação: rígida sequência de etapas do processo produtivo;
Arranjo físico: funcional ou por processo;
Conexão entre centros produtivos: estações conectadas umas às outras;
Grupo de trabalho: especializado.

Processo em fluxo contínuo

Diferencial: estoque baixo ou inexistente;
Produção: larga escala;
Variedade: pouca variedade de produtos;
Roteiros de fabricação: rígida sequência de etapas do processo produtivo;
Arranjo físico: funcional ou por processo;
Conexão entre centros produtivos: estações conectadas umas às outras;
Grupo de trabalho: especializado.

Tecnologia hardware em processos fabris

  • Máquinas de controle numérico (CNC);
  • Machining centers;
  • Robôs industriais;
  • FMS (flexible manufacturing system);
  • AGV (automatically guided vehicles).

Tecnologia software em processos fabris

  • CAD (computer-aided design);
  • AMPCS (automated manufacturing planning and control systems);
  • CIM (computer-integrated manufacturing).

Matriz produto-processo em operações de serviço

Figura

Serviços de massa

Grande número de clientes atendidos por dia em unidade típica, de forma padronizada.

Serviços profissionais

Prestados de forma completamente customizada.

Serviços de massa customizados

É um serviço de massa que, através da tecnologia, consegue oferecer uma experiência mais personalizada ao cliente.

Serviços Profissionais de massa

Serviços de natureza personalizada mas que, ao serem realizados em grande quantidade, se tornam um serviço especializado de massa.

Loja de serviços

Está no centro da matriz e mescla características das categorias acima.

Análise de processos

"É uma ferramente para avaliar uma operação em termos da sequência de passos desde os recursos de entrada no sistema até as saídas, com o objetivo de definir ou melhorar seu projeto". (CORRÊA, 2013, p. 251)

Reengenharia de processos

Metas e objetivos: estabelecer objetivos e metas de desempenho para o novo processo;
Mapa de processo de alto nível: ferramenta que traz apenas os principais blocos agregados de atividades do processo.
Outros princípios da reengenharia de processos:
  • organizar em torno de saídas, não de tarefas;
  • capturar informações na fonte;
  • centralizar recursos usando tecnologia da informação;
  • conectar subprocessos paralelos em vez de integrar seus resultados num passo separado;
  • projetar processos de forma que o trabalho seja feito certo de primeira;
  • remover a complexidade, exceções, autorizações e casos especiais;
  • identificar alavancas de tecnologia de informação;
Mapa detalhado do processo: criar após o conceito geral;
Estudo piloto do novo processo: testar e melhorar em escala pequena antes da implantação completa;
Implantação: atenção aos aspectos humanos da implantação, pois pode haver resistência.

CORRÊA, H. L.; CORRÊA, C. A.; Administração de produção e de operações. 2ª Ed. São Paulo: Atlas. 2013.

2 comentários:

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